Trabalhar

ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ

1

 

- MUDANÇAS

Em 2013, o governo canadense anunciou oficialmente sua decisão em realizar algumas mudanças importantes no programa de Estudo e Trabalho existente no país.
Em resumo, desde 01 de Junho de 2014, foi extinto no Canadá, o programa que combinava o estudo do idioma (Inglês ou Francês), com a oportunidade do estudante de ter uma experiência de trabalho por um período equivalente ao seu tempo de estudo no país.

Não há motivos para se desesperar, pois devido à tantas mudanças, as escolas e o mercado viram a necessidade de se adaptar. Na realidade, nem tudo é má notícia e o programa evoluiu.
Apesar das novas medidas adotadas, o governo também promoveu alterações bastante interessantes que beneficiam aqueles com o interesse de estudar cursos em áreas específicas, o que engloba os cursos em nível superior (graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado).

Em outras palavras, de acordo com o modelo atual estabelecido, para trabalhar é necessário que o curso escolhido esteja vinculado ao estudo de alguma área específica. Os estudantes internacionais com o intuito de estudar apenas o idioma (Inglês ou Francês), já não são elegíveis para trabalhar no Canadá.

As escolas vocacionais, mais conhecidas como Career Colleges, bem como as faculdades e universidades que receberam a devida designação do governo, estão habilitadas a oferecer cursos com duração mínima de 6 meses, nos quais o aluno poderá estudar e trabalhar ao mesmo tempo desde o primeiro dia de aula.

- COMO FUNCIONA O NOVO PROGRAMA?

Para poder estudar e trabalhar no Canadá, o aluno deverá estar matriculado em um curso de caráter específico, com duração mínima de 6 meses, em uma instituição devidamente designada pelo governo canadense.
Por ‘’instituição designada’’, entende-se que a mesma atendeu aos requisitos exigidos pelo governo para oferecer programas com duração superior a 6 meses, que requerem o visto de estudos, que neste caso, dá direito ao aluno a trabalhar.
Todas as instituições aprovadas recebem o seu DLI # (Designated Learning Institution Number). Essa é uma informação extremamente importante e que exige atenção por parte do aluno, já que para solicitar o visto de estudo, é obrigatório incluir no formulário essa numeração, que poderá ser encontrada na carta de aceitação do curso, no site da instituição escolhida ou através do site oficial do governo canadense. (http://www.cic.gc.ca/english/study/study-institutions-list.asp)

- VANTAGENS

Os cursos vocacionais oferecem a oportunidade do aluno poder estudar em sua área de atuação e obter experiência de trabalhar no exterior, auxiliando em suas despesas e podendo colocar em prática todas as teorias, habilidades e conhecimentos profissionais desenvolvidos e adquiridos durante o período acadêmico do programa no mercado de trabalho canadense e, até mesmo no mercado doméstico após o seu regresso.

Os professores e instrutores desses cursos são extremamente qualificados e possuem ampla experiência de campo no setor, o que dá a eles as ferramentas e condições necessárias para oferecer aos alunos a melhor experiência educacional, além de toda a atenção individual que merecem, á partir de todo esse conhecimento e habilidades do mundo real.

Ainda que o estudo seja direcionado a uma área específica, os novos programas possibilitam ao aluno ter uma vivencia internacional, adquirir fluência no idioma de maneira mais rápida e efetiva, além da oportunidade de uma total imersão na cultura do país e um melhor entendimento da cultura global. Eles também oferecem a chance do aluno adquirir novas habilidades e uma maior capacidade para se comunicar e pensar em um novo idioma e em um novo contexto.

Durante o período de estudos, o aluno terá permissão legal de trabalhar por até 20 horas semanais, fora do campus. Se o programa incluir a opção de estágio/Co-op, será permitido trabalhar legalmente, após o término do curso, pelo mesmo volume de horas que tiver estudado + 20 horas semanais de direito do visto, totalizando 40 horas semanais.
A duração do período de trabalho não necessariamente é a mesma do período de estudos, fique atento à descrição de cada curso.
Pelo termo ‘’Co-op”, entende-se que o curso possui um elemento de estágio como parte integrante do programa, sendo o mesmo obrigatório para a conclusão do curso. O Co-op é oferecido pela escola, e não pelo governo canadense, sendo realizado após a conclusão do curso, no caso dos cursos vocacionais.

- PRÉ-REQUISITOS – CAREER COLLEGE

➔ Idade mínima – 18 anos
➔ Ensino Médio completo
➔ Nível de Inglês intermediário
➔ Disponibilidade para permanência mínima de 6 meses no Canadá
➔ Poderão ser solicitados documentos extras para efetuar a matrícula no curso, como: histórico escolar (em inglês ou não), currículo (em inglês), carta de apresentação (em inglês) e carta de intenção (em inglês).

O aluno deverá se submeter aqui no Brasil a um teste de inglês online oferecido por cada escola, bem como a uma rápida entrevista por telefone ou Skype (10-15 minutos), que normalmente é feita pelo coordenador acadêmico ou professor do curso.

Para que o aluno possa se matricular no curso escolhido, deverá primeiro ser aprovado nessa avaliação, havendo a necessidade de refazer os testes no 1º dia de aula, para fins de comprovação dos resultados obtidos. No caso do aluno não atingir a pontuação mínima necessária, a escola se reserva o direito de não permitir que o mesmo inicie o curso, até que atinja o nível de fluência requerido.

Caso o aluno não possua o nível suficiente, poderá estudar inglês em uma escola de idiomas até atingir a pontuação necessária para ser admitido no curso de sua escolha.

É válido mencionar, que ele poderá trabalhar apenas quando iniciar o curso vocacional, não será permitido trabalhar durante o período em que estiver estudando inglês.

OPÇÕES DE CURSOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

work

 

 

A Canadá Destino desenvolveu parcerias com os principais Career Colleges do país, o que nos permite oferecer aos nossos clientes uma ampla variedade de opções de cursos, em diversas áreas de atuação:

➔ Administração
➔ Comércio Internacional
➔ Comunicação e Liderança
➔ Direito Empresarial
➔ Finanças e Contabilidade
➔ Marketing
➔ Economia
➔ Recursos Humanos
➔ Análise Estratégica e Comportamento Organizacional
➔ Turismo, Hospitalidade e Hotelaria
➔ Serviços
➔ Design
➔ Mídias Sociais
➔ Engenharia
➔ Tecnologia da Informação
➔ Gestão de Projetos
➔ Entre outros

- O TRABALHO

 

job

 

 

O aluno é responsável por procurar pelo próprio emprego enquanto estiver estudando. Nesse período, é permitido trabalhar em qualquer área que desejar. Há diversas vagas disponíveis no mercado e normalmente os alunos tem sucesso em obter emprego nas áreas de Serviços, Turismo, Hotelaria e Hospitalidade.

COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

job2

 

 

As escolas oferecem toda orientação e auxílio necessário ao aluno de como e onde procurar vagas, como formatar um currículo, como se portar nas entrevistas e abordam diversos temas como aspectos culturais, bem como as particularidades do mercado canadense, através de palestras e workshops.

Ao iniciar a etapa do estágio, as escolas são responsáveis pela colocação do aluno no mercado de trabalho, dentro da área de atuação do curso escolhido, em um estágio remunerado ou não-remunerado.
Se for da vontade do aluno, ele poderá arrumar um emprego por conta própria. É importante ter em mente de que o trabalho deverá ser obrigatoriamente vinculado à área do curso escolhido e que o mesmo precisará passar pela aprovação da escola, que irá averiguar com seu supervisor quais são os seus horários de trabalho e quais suas atividades diárias, à fim de apurar se o trabalho realizado está de acordo com a área de estudos do curso.
Essa é uma exigência do órgão de educação canadense que fiscaliza constantemente os programas e não uma imposição feita pelas próprias escolas. Na verdade, se formos parar para analisar, o programa funciona de maneira bastante similar ao que ocorre aqui no Brasil, já que para que o aluno possa se formar é exigido pela maioria dos cursos que o mesmo realize um estágio na área, com a devida supervisão da faculdade ou universidade.

OUTRAS OPÇÕES PARA ESTUDAR E TRABALHAR NO CANADÁ

 

5

 

 

FACULDADE/UNIVERSIDADE

Fazer um curso de graduação ou pós-graduação no Canadá permite que você trabalhe enquanto estuda por até 20 horas semanais e, também, que obtenha a permissão de trabalho após formado para apenas trabalhar por até 40 horas semanais, pela mesma duração do curso concluído.

Em resumo, isso significa que ao se formar em uma instituição de nível superior, o aluno poderá requerer sua PGWP (Post Graduation Work Permit), que dará direito ao mesmo de adquirir experiência profissional no mercado canadense, em sua área de estudo e atuação.

Alguns cursos superiores também oferecem a opção de estágio/Co-op após a conclusão do curso ou intercalado entre os semestres de estudo.

Os cursos em faculdades e universidades são ministrados por semestre, onde cada semestre canadense tem duração de 4 meses (Setembro~Dezembro/Janeiro~Maio/ Maio~Agosto = esse normalmente é férias, mas alguns cursos tem aulas também neste semestre).

O ano letivo canadense inicia-se em Setembro, dessa forma, 100% dos cursos iniciam em Setembro, cerca de 50% iniciam em Janeiro e apenas cerca de 10% têm início em Maio.

Os valores também são em geral cobrados por semestre. A média é de CAD 6.500,00 por semestre, somente o curso.

- DURAÇÃO DA PGWP

A PGWP é uma permissão de trabalho concedida pelo governo para aqueles que, entre outros critérios, se formam em cursos full-time (tempo integral) de duração mínima de 8 meses, em uma instituição governamental designada pelo governo canadense. Sua validade é determinada com base no tempo total do curso concluído pelo aluno, podendo ter uma duração mínima de 8 meses e máxima de 3 anos. Isso significa que, se o aluno se formar em um curso de 1 ano, o mesmo terá direito a uma permissão de trabalho também de 1 ano. Se a duração do curso for de 4 anos, por exemplo, o aluno será elegível a uma PGWP de 3 anos, sua validade máxima.

A validade da PGWP não poderá ser superior à duração do curso do aluno.

- QUEM SE QUALIFICA PARA A PGWP

Além de cumprir e se enquadrar em alguns critérios e regras determinados pelo governo canadense, para que o aluno seja elegível à requerer essa autorização de trabalho, é imprescindível que a duração do curso seja de no mínimo 8 meses.

- POSSIBILIDADE DE IMIGRAÇÃO – EXPRESS ENTRY

O Canadá é um país com leis imigratórias mais flexíveis se comparado à outros destinos, uma vez que permite ao estudante trabalhar durante o período de estudos na faculdade ou universidade e, eventualmente, caso seja de seu interesse, poderá aplicar para residência canadense, através do programa Express Entry.

Se o objetivo é a imigração, sugerimos cursos com duração de 2 anos, que sejam elegíveis à receber uma PGWP válida por 2 ou 3 anos após a conclusão do período de estudos, o que irá conceder a você a possibilidade de aumentar seu tempo de permanência no país.

Ter uma maior permanência, com permissão de trabalhar, irá proporcionar a obtenção de experiência de trabalho no mercado canadense, viabiliza a formação de contatos e parcerias (network), o que eleva as chances do aluno de atender aos critérios do Express Entry.

De acordo com a regra atual de imigração, esse programa exige a comprovação mínima de 12 meses de trabalho remunerado no Canadá, período full-time (30 horas semanais), em profissões em demanda no país, que são as centenas de opções registradas no NOC. O NOC deverá ser 0, A ou B, não pode ser qualquer trabalho.

O NOC (National Occupational Classification), é o recurso autoritário sobre a informação ocupacional no Canadá. Ele é utilizado diariamente por milhares de pessoas que buscam uma melhor compreensão e entendimento em relação aos trabalhos encontrados em todo mercado de trabalho do Canadá. É possível obter maiores informações, bem como consultar a lista completa de profissões no site oficial do governo canadense. (http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2011/Welcome.aspx)

Outra novidade é a possibilidade do cônjuge ir com uma permissão de trabalho aberta (Open Work Permit), de modo que poderá trabalhar legalmente por até 40 horas semanais, enquanto o outro estuda.

- PRÉ-REQUISITOS

➔ Provar fluência no idioma através de testes de proficiência como o IELTS ou TOEFL
➔ Fazer o pagamento da taxa de matrícula
➔ Enviar juntamente com a matrícula o histórico escolar do Ensino Médio (traduzido e juramentado), histórico escolar da faculdade (traduzido e juramentado – apenas para pós-graduação), diploma da faculdade (traduzido e juramentado – apenas para pós-graduação), cópia do passaporte válido e o resultado obtido no IELTS ou TOEFL.

Alguns cursos específicos requerem mais documentações, como portfólios, currículos, experiência de trabalho na área, carta de recomendação do empregador, entre outros.

UNIVERSITY\COLLEGE PATHWAY

Além dos exames de proficiência, existe também a possibilidade do aluno fazer um curso de nglês ou francês acadêmico na própria faculdade\universidade, ou em uma escola de idiomas parceira da instituição de seu interesse, podendo ingressar no curso superior sem a necessidade de prestar as provas.
Esse programa feito nas escolas de idiomas é conhecido como Pathway. O Pathway nada mais é do que um curso de inglês ou francês acadêmico, para aqueles que já possuem um nível mais avançado no idioma, porém que ainda não é suficiente para entrar diretamente no curso superior.

É importante ficar atento, pois existem cursos que não aceitam a conclusão do Pathway como prova de proficiência no idioma e, portanto, exigem que o aluno obrigatoriamente apresente o resultado obtido em um exame de proficiência. Se o aluno estiver no Canadá, mediante o pagamento de uma taxa, poderá fazer o teste de inglês\francês da própria faculdade\universidade, se livrando da obrigação de apresentar qualquer outra comprovação de proficiência.

MESTRADO

- PRÉ-REQUISITOS

➔ Provar fluência no idioma através de testes de proficiência como o IELTS ou TOEFL
➔ Enviar juntamente com a matrícula o histórico escolar da faculdade (traduzido e juramentado), diploma da faculdade (traduzido e juramentado), cópia do passaporte válido, carta de recomendação do empregador (em inglês), carta de recomendação de um professor (em inglês), carta de apresentação/intenção (em inglês) e o resultado obtido no IELTS ou TOEFL.

Algumas instituições requerem experiência de trabalho na área, bem como a apresentação das notas do GMAT e/ou GPA.

A Canadá Destino possui parceria com as melhores universidades do Canadá, que oferecem cursos de mestrado em diversas áreas:

➔ Ciências Atuárias
➔ Computação Aplicada
➔ Economia e Política Aplicada
➔ Educação
➔ Engenharia Mecânica (automotiva)
➔ Gestão (Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade Internacional e Finanças, Gestão da Produção e Logística e Supply Chain)
➔ Biotecnologia Médica
➔ Entre outros

Entre em contato conosco e converse com uma de nossas consultoras especializadas. Elas poderão auxiliá-lo com suas dúvidas, bem como com maiores informações à respeito dos programas, ajudando a encontrar a melhor opção de programa para você.

Escola UMC - 4 semanas

UMC Montreal

detalhes

DEPOIMENTOS

Escola UMC - 8 semanas

UMC Montreal

detalhes

DESTINOS